quinta-feira, 11 de junho de 2009

Osmose


A osmose para quem não sabe é o processo pelo qual a água se movimenta de uma zona pouco concentrada em sais, para uma zona de maior concentração de sais, de modo a repor o equilíbrio.
Agora que está dada a aula de biologia vamos ao que interessa. Este princípio em biologia só se aplica a nível celular, porque na vida de um conjunto complexo de células e outros tantos processos físico-químicos que se chama Enfant Terrible não funciona. Senão vejamos, se este princípio funcionasse comigo para onde quer que fosse, qual água, teria de ir ter a um lugar onde houvesse maior concentração de mulheres interessantes e tal e tal. Pois isso não acontece. Para onde quer que vá parece haver o oposto, a minha presença afasta de certo todos os “sais” que podiam equilibrar a minha existência. Mas que encontro concentrações encontro. Meninas abaixo dos 20 anos a apanharem grandes borracheiras, colunas de homens a monopolizarem balcões de bares, de olhar alerta e penetrante (nas ditas meninas) e claro está meia dúzia de casais que, sentados, olham mudos a panorâmica sem qualquer traço de alegria no rosto. Então e os “sais” onde estão? Provavelmente no ponto mais distante do globo, qual repulsão da minha pessoa. Pronto a osmose funciona comigo, mas ao contrário, isso é certo!

Sem comentários: