terça-feira, 7 de julho de 2009

Estereótipos


Ao contrário da maioria das pessoas não faço distinção entre as mulheres e os homens, não considero que as mulheres pensem de modo diferente dos homens e vice-versa. Para mim cada homem e mulher pensa do seu modo, modo esse que reporta à sua personalidade e cultura, mais do que ao género. A pensar bem é mesmo na cultura que reside a diferença. Ouve-se falar da mulher moderna, do homem moderno, que mais não são estereótipos de um modo de pensar social. Dizer-se que as mulheres querem isto e aquilo, os homens são assim e assado, para mim não tem qualquer fundo de verdade. Por outro lado apesar de não concordar, não digo que não exista este modo de diferenciação, ele existe e está muito bem vincado na sociedade. E qual é o problema? O problema é que a maioria segue este estereótipo como um livro de instruções. Eu também o uso, mas para brincar, para dizer umas piadas, mas não para diferenciar, não para fazer julgamentos e pôr num mesmo saco tudo e todos. A excepção é feita apenas nos casais e mesmo nestes alguns entram em acordo nesta distinção o que me causa espanto.

[Deve ser por isso que estou sempre sozinho, porque não sigo as regras, porque as regras são artificiais e não me cheiram a verdade, ou isso ou sou simplesmente estúpido e ando a enganar-me aos anos!]

4 comentários:

Daisy Maria disse...

ahah, só te esqueceste dum pormenor: a guerra fria, aberta há muito, entre homens e mulheres xD são opiniões! eu não posso deixar de concordar, mas também sei que há bastantes semelhanças entre todos os homens. o mesmo se passa com as mulheres. como eu costumo dizer: por mais diferentes, as semelhanças entre todos é evidente! (e digo isto quando estou irritada)

Bafejada pelas Musas disse...

ora somos dois, eu também não sigo regras! Descobri que para se arranjar um namorado, não podemos ser "muito amigas" dele. Eu não percebo isto, porque ou sou amiga ou não sou, não há meios termos. e eu não consigo gostar de um desconhecido. E assim já vou tarde, quando gosto já sou "demasiado amiga". E eu pergunto, serei eu diferente das outras? como é que elas conseguem manter o distanciamento? Isto é sou mulher e não penso como as outras nem ajo como as outras. então não faço parte de um estereótipo. Então nao sou mulher, sou uma coisa que caiu ca a terra:P******

HannaH disse...

tens razao na parte em que dizes que cad aum pensa acima do genero, a nivel da cultura e de forma indiivdual...mas a verdade, na minha opiniao, é que as raizes do pensamento de homens e mulheres são as mesmas de sempre. a mulher é assim e o homem é assim, com as diferenças obvias de ver o mundo e de encarar as situaçoes. mais do que a nivel cultural, a nivel biológico.
bjos

'C. disse...

é verdade tudo isso, mas também concordo que é fundamental haver certas diferenças entre homens e mulheres. TEM DE HAVER DIFERENÇAS. não como uma forma de julgar nem de dizer que 'um é bom e outro é mau', mas sim porque se fossemos realmente todos iguais, não haveria homens nem mulheres.. seriamos todos seres assexuais!