quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sofrer por antecipação

Estão constantemente a dizer-me que sofro por antecipação. Têm razão. Sofro por antecipação estou sempre em constante sofrimento quando quero muito algo e sinto à partida que não o vou obter, ora porque ponho em causa as minhas capacidades ora porque custa-me a acreditar que o que quero é mais do que alguma vez imaginei conseguir. Embora em muitos casos isso seja verdade, também é verdade que outros há em que isso está longe de acontecer, por vezes o que tenho é apenas uma preocupação genuína, um sentido de realismo que me conforta e me deixa os pés bem assentes na terra, para deste modo, delinear a melhor forma de superar um desafio. Sim, porque a vida é isto mesmo, uma série de desafios de diversa dimensão, cujo grau de importância depende apenas e só do valor que lhes atribuímos. Contudo há desafios e desafios, isto é, uns mais importantes ou simplesmente mais difíceis de superar, mas quando, conjugadamente há um desafio importante e difícil, então sim sofro por antecipação, porque é importante, porque é difícil, porque quero superar e não sei como e por mais que me digam que não vale a pena, é algo inato, sobre o qual não tenho controle, mas por outro lado somente quando sinto esse “friozinho na barriga” é que percebo o quanto realmente são importantes para mim algumas coisas. Que fazer, sou humano!

9 comentários:

HannaH disse...

és mesmo gaja! sem ofensa!;)

мα∂αℓєηα disse...

Eu também sofro por antecipação...acho q tb se pode chamar "ansiedade" ou não?

ADEK disse...

Acontece a todos, de uma maneira ou de outra, acho:)*

Patrícia disse...

Quantos cabelos brancos te nascem aquando de todas essas antecipações? Quantos bons pensamentos são desperdiçados nessas ansiedades? Eu sei que essas coisas nascem em cada um. E com isto não quer dizer que também não sofra do mesmo mal que tu, mas sim que adoraria poder mudar isso. Ainda por cima sou uma sofredora optimista, o que ainda me traz mais desgostos quando as coisas correm como não espero. :P

Beijinho!

maria teresa disse...

Compreendo-o perfeitamente e não é o único, como muito bem sabe. Felizmente eu não sou assim, mas tenho uma filha que tem pensamentos paralelos aos seus, ao ler o que esceveu estive a vê-la.
Não há conselhos a dar, cada um de nós é um ser único e como tal, tem que se conhecer bem e seguir em frente.

Nuance disse...

Infelizmente, padeço do mesmo mal...

Kikas disse...

és como a minha mãe, então. e isso irrita-me. por isso, a partir de hoje, tu irritas-me xD

ahahahaha!

Olhos Dourados disse...

às vezes é dificil abstrairmo-nos para não sofrer por antecipação!

Chocolate disse...

Concordo contigo em muitos dos teus textos ...

Tb sou assim!!!!

k,