quarta-feira, 16 de junho de 2010

E porque se gosta tanto do futuro?


Porque o futuro é cheio de possibilidades, de esperanças e sonhos. É o campo supremo para acontecer o que menos esperamos e ser-se ou não optimista parte muito do modo como olhamos o futuro, crédulos de que vai ser melhor ou, numa perspectiva pessimista, que vai ser pior. Pelo meio há ainda aqueles que, talvez de modo mais sensato, preferem pensar o futuro não como aquilo que vai acontecer, mas como aquilo que querem manter do presente no amanhecer seguinte, esperando assim garantir o que têm como concreto do que pensar as intermináveis possibilidades de um tempo que ainda não chegou. Mas o futuro é algo que se torna doce quando estamos tentados por ele, quando o recriamos continuamente como um lugar de paraíso, remédio de todos os males onde a esperança e os sonhos se concretizam. Gostamos do futuro porque é tentador, porque é um lugar em aberto, porque queremos esquecer o passado, alterar o presente e sobretudo viver num amanhã diferente, um amanhã que resulte dos nossos sonhos ou simplesmente que nos surpreenda pela positiva.

12 comentários:

Gaja com G maiúsculo disse...

Sim...sobretudo quando estamos a sofrer ou a passar por uma fase menos boa. Sem dúvida que o que nos confere força, é o facto de pensarmos que o tempu cura e resolve tudo, e o futuro, um dia, quiçá... será melhor.

Beijinhos

Marta disse...

Eu não sou a melhor pessoa para comentar. Vivo o presente de uma forma veloz procurando sempre o futuro. Assusta-me não ter planos, não ter um caminho traçado.
Quero conhecer o futuro para viver o presente e esqueço-me com muita facilidade do passado.
Afinal, acho que andamos todos à procura do mesmo, ou não?

Bjs

Olhos Dourados disse...

Tens razão.

Crente disse...

Antes de mais: Bom dia!
Vim aqui deitar a minha acha para a fogueira hihihi
“The past is history, the future is a mystery, but today is a gift—that’s why we call it ‘present’” - que aprendi num filme marcante: Kung Fu Panda :)
Ainda assim, não sei se já sabias, mas eu espero sempre o melhor do futuro, daí ser optimista... e daí desiludir-me tantas vezes.
Bjs
A Crente

GATA disse...

Caríssimo: o meu presente não é o melhor, pelo que espero, aliás desejo -até rezava se fosse religiosa!- que o futuro seja... se não... resta-me esperar pelo big bang de 2012 e virar estrela (de)cadente! :-)

Anira the Cat disse...

O futuro está cheio de possibilidades. Viver a pensa nele é viver sempre nas ilusões...

Bjokas

Carolina Tavares disse...

Existe uma sabedoria nessas questões. Viver o presente, perdoar o passado e esperar pelo melhor no futuro. ¨Quem espera sempre alcança¨(Mais uma vez, musica de Renato Russo). Ler seu post me inspirou e vou blogar sobre isso. bjus pra ti

Carolina Tavares disse...

Quem acredita sempre alcança.
Então... ACREDITE.

Mona Lisa disse...

Gostamos do futuro porque é das poucas coisas que conseguimos mudar.

'Mimi disse...

O futuro tem a vantagem de o podermos inventar vezes sem conta e e irmos mudando conforme os nossos desejos ;)

by "A Invisível" disse...

Talvez vá contrariar, mas o futuro assusta-me, a vários níveis.
Talvez porque o presente que vivo seja muito bom.
:))

Beijinho grande querido Terrible*

açoriana disse...

Se o futuro não existisse desafiante e tentador (como deverá ser encarado!) sonhar seria inútil... e a nossa vida um barco desgovernado, afinal de contas o sonho comanda a vida!