quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Da terceira idade ou não!

O respeito pelas pessoas de idade fica bem e recomenda-se, contudo irrita-me quando essas mesmas pessoas usam e abusam desse “estatuto” para justificar tudo o que fazem e acima de tudo, não as dificuldade inerentes à idade que têm, mas sim a sua própria maneira de estar que é como quem diz a falta de educação ou a manhosice que sempre tiveram, porque ambas atravessam todas as idades. Depois, quando alguém lhes chama atenção para algo e vendo-se encurralados, servem-se da desculpa da idade, como nos casos em que algumas peças de roupa “aparecem” nas malas das ditas pessoas à saída das lojas sem terem sido pagas. “Ah e tal esqueci-me, é da idade!” Pois até podia ser, pensa um observador pouco distante. Mas quando o segurança diz: “Pois, na semana passada também era da idade, querem ver que a idade agora desculpa tudo?”
Posto isto ainda se pondera que a pessoa tem realmente alguma falha, mas quando se percebe que o ar de quem manda raios coriscos pelos olhos ao segurança porque a coisa falhou começa-se ponderar se será mesmo só “idade”!

6 comentários:

*B* disse...

Já por várias vezes presenciei cenas [não tão graves] em que o idoso nitidamente abusava do seu estatuto de idoso para, num dos casos, passar à frente numa fila [note-se] mesmo muito pequena.

Não foi comigo e eu deixaria o idoso passar na mesma, mas estavam apenas uma ou duas pessoas à frente... Podia esperar. Até porque não tinha qualquer debilidade, pelo menos, aparente.

'Mimi disse...

O que me chateia a sério é quando elas vêm com um saltos ainda mais altos que os meus e querem por força que alguém lhes dê lugar por lhes doer as pernas.
Se doessem assim tanto andavam de sapatos rasos

hierra disse...

E passar à frente nas filas, nos autocarros e afins..ui :)

Smurf disse...

:)) A sério? De mais.
Mas sabes que quando comecei a ler e dizias "o respeito pelas pessoas de idade fica bem e recomenda-se..." lembrou-me um episódio particularmente e profundamente triste a que assisti. Um eventual rapaz de "bem" (38 anos!) apenas porque tem raiva de um SENHOR de (74 anos), perde a cabeça, a visão do razoável, tudo, e atira-se, literalmente, para cima do SENHOR, atira-o ao chão e dá-lhe um murro. Mau, muito mau! Pior, consegue convencer outro senhor (seu pai) mas mais novo e que também assistiu a tudo, a contar "à boca cheia" uma versão completamente deturpada do que aconteceu. Triste, muito muito triste. E agora pergunto-te eu, em relação a este 2º senhor, que embarca nestas mentiras, que respeito se deve ter? Quando este não respeita sequer os mais velhos? dos episódios mais decadentes e tristes a que tive de assistir.

GATA disse...

Ai os sacanas do velhos! :-)

Uma vez, no supermercado, uma velha queria passar à frente porque via mal e até tinha uma lente num olho... AZAR!!! Eu também vejo mal e até tenho duas lentes nos olhos! :-)

A Minha Essência disse...

Enfim... há certos vícios que não escolhe idade, está visto! :S