quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Sabedoria popular


Mais vale ter um pássaro na mão do que dois a voar, diz a sabedoria popular a respeito do ter e não ter, ou seja, mais vale ter algo pouco que seja do que almejar por muito para nada se ter. Contudo para se ter algo, mesmo pouco que seja é preciso por vezes saltar um pouco mais alto do que se costuma, ser corajoso, ter alguma ambição, dar resposta ao desafio, porque de outra forma as coisas não caem do céu e mesmo aquilo que parece abundar torna-se escasso na hora de agarrar, por vezes raro, tão raro que podemos passar uma vida sem o ter ainda que esteja dentro das nossas possibilidades alcança-lo. Mas para que assim seja, mesmo que alcançável e objectivo, é preciso existir para que se possa obter, é preciso que tenha alguma substância definida para que se possa segurar, mas sobretudo é necessária a vontade e a certeza de o fazer, sem cair nos rodeios da dúvida e da incerteza que tanta vez nos ilude e faz com que nem um pássaro na mão possamos ter, quanto mais ver dois a voar.

6 comentários:

Psiuuuu!!Sou eu! disse...

"mas sobretudo é necessária a vontade e a certeza de o fazer, sem cair nos rodeios da dúvida e da incerteza que tanta vez nos ilude e faz com que nem um pássaro na mão possamos ter, quanto mais ver dois a voar."
Não podia estar mais de acordo :)

Margarida disse...

Nem mais... muito acertado L´Enfant... :)

GATA disse...

Pássaros? Onde??? É o que diria o meu gato... :-)

S* disse...

Deixar o chão firme, tão seguro quanto enfadonho.

A Minha Essência disse...

Se não se tentar nunca se sabe! Viver na incerteza não obrigado!! ;)

Olívia Palito disse...

Por vezes tenho a noção que devia ser mais ambiciosa. Mas depois lembro-me desse ditado dos passarocos, e deixo-me ficar pelo que tenho. :)