sábado, 16 de abril de 2011

Da Desculpa

Aprendemos a desculpar-nos quase ao mesmo tempo que aprendemos a falar. Quando sabemos dizer a palavra “desculpa” servimo-nos dela como remédio para tudo. Basta dizer “desculpa” e tudo fica desculpado, num ou no outro a palavra é sempre a mesma. Contudo tanto de tanto a usar acaba-se a mesma por ficar gasta e mesmo repetida não a conseguimos fazer ouvir. Pior é que depois não conseguimos encontrar outra expressão tão forte para a substituir mesmo que transbordemos de sentimento e profundidade ao dize-lo. A “desculpa” acaba por se tornar inevitavelmente sinónimo de falsidade, desacreditada que fica pelo seu uso constante. Talvez por isso, assim como é por vezes tão difícil dizer “amo-te”, deveria ser igualmente complicado dizer “desculpa”, para não tornar a carga da palavra inócua e sem sal, muito embora sejam muitas mais as situações em que temos de desculpar-nos do que aquelas em que dizemos “amo-te”.

8 comentários:

Isis disse...

Hummm...posso discordar de tudo?

hierra disse...

E dp há pessoas que são viciados em desculpas, a culpa nunca é delas, é tudo um mal entendido e até podem desculpa no caso de terem prejudicado!

L'Enfant Terrible disse...

Isis
Podes.

Anna disse...

Quando comecei a ler o post, pensei precisamente no cuidado que se deveria usar também com o "amo-te"... Entretanto percebi que lá chegarias também, com o fluir do post.
Ambas as palavras deveriam mesmo ser empregues com zelo, sob pena de perderem o seu devido efeito...

(Nada a ver com o assunto (talvez um bocadinho, considerando a frequência com que tenho empregue o teu nick noutros contextos), conheces o Les Enfants Terribles? :P )

L'Enfant Terrible disse...

Anna

Há por aí tantos! Desde filmes a nomes de bares! Referes-te a quais ou ao quê?

Anna disse...

Estava a falar do bar do Monumental...

L* disse...

Concordo plenamente contigo...já pensei tantas vezes sobre este assunto!

GATA disse...

Pois, não sei, talvez... mas estás a falar de quê?! Quem manda postar uma foto do meu querido Gato de Botas a fazer 'olhinhos'??? Eu fico baralhada!!! :-)

PS: para mim não basta dizer DESCULPA para se ficar desculpado e não gosto da frase AMO-TE!