sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desafio fotográfico


A "minha essência" atribui-me um sêlo e propôs-me um desafio, o qual agradeço desde já, versando sobre a temática da fotografia ao qual respondo:

1) Dizer de onde começou o desafio e quem vos passou.
Quem me passou o desafio foi a Essência, agora quem o começou não faço ideia!|
2) Dizer se gostam ou não de fotografia.
Gosto de fotografia mas não sou um aficionado. Gosto em particular de fotos históricas, paisagens, não sou muito apreciador de fotos com pessoas, a não ser que as mesmas sejam tiradas em moldes artísticos ou então aquelas que espelham um sentimento ou contam uma história só com uma imagem.
3) Se sim, dizer o porquê e o que mais vos fascina no mundo da fotografia.
Como disse anteriormente o facto de uma imagem valer mais do que mil palavras, a expressão que capta, a luz, o ambiente ou até o sentimento que é expresso.
4) Postar uma foto de alguma situação ou sítio que vos tenha realmente marcado.

 
Trata-se de uma foto histórica e com história, muito famosa por sinal, tirada durante a Guerra Civil de Espanha por Robert Capa. O que me fascina nesta foto é o facto de mostrar o quanto a vida é efémera, frágil, como tudo se pode extinguir num único momento, num único segundo fatal, mas ao mesmo tempo a figura carrega em si uma enorme nobreza, até mesmo um certo ar de tranquilidade, morrendo por uma causa, por uma ideia, coisa que nos dias que correm já pouco existe entre a maioria e parece de alguma forma esquecida. De acrescentar ainda o quanto a guerra pode ser estúpida, cruel, escolhendo ao acaso mas aumentando as probabilidades de todo o mal acontecer a qualquer um, tanto aos que morrem na primeira linha e morrem, como aos outros que sobrevivem.

3 comentários:

A Minha Essência disse...

Sobre o último item: ... pois deixa sempre sequelas, sempre! :(

Gostei das tuas respostas! :)

Utena disse...

Adorei a foto

S* disse...

Essa imagem da Guerra Civil espanhola sempre me arrepiou.