quarta-feira, 23 de julho de 2014

Os novos candidatos à CPLP


Depois de se ter permitido a entrada da Guiné Equatorial na CPLP abriu-se a possibilidade tão esperada de outros líderes mundiais poderem também pertencer a esta grande família e assim conseguirem ter, entre outras coisas, uma voz mais proeminente junto das instâncias internacionais. Assim sendo, já que o factor língua portuguesa é uma mera futilidade, queria dizer formalidade, muitos outros candidatos entraram para lista de espera, para, também eles, terem direito a entrar na referida comunidade. Isto porque é sempre bonito dizer que se tem amigos, que se pertence a um grupo, tanto mais que dessa forma se criam bases por onde se pode fugir, guardar dinheiro ou tão só fazer negócios duvidosos usando intermediários legítimos que de outra forma não iam querer sujar as mãos. Depois como um amigo ajuda sempre um amigo, tendo o Presidente Angolano ajudado o BES de Angola é altura do Presidente Português ajudar o amigo canibal do Presidente Angolano com o qual ninguém quer brincar, ao qual congelam contas bancárias noutros países e por último vive a nadar em Petróleo, líquido esse conhecido por limpar a credibilidade de qualquer um. Desta forma, isto veio mostrar como esta comunidade pode ser apetecível e interessante, pelo que surgiram logo novos interessados dos quais destaco dois fortes candidatos que pelas suas características estão no topo das preferências:
- A Coreia do Norte – este Estado incompreendido, tido como pária mas que só tem gente de bem e onde, contrariamente ao que se diz, todo o povo vive muito bem, porque são todos iguais e austeros, tal como se revela nos seus líderes, gente de elevado carácter, sempre vestidos com uma roupa que lembra o burel das ordens mendicantes. – Kim Jon-un já colocou o seu ministério dos Negócios Estrangeiros a falar com a CPLP. Afinal de contas os portugueses até andaram por aqueles lados há uns quinhentos anos (não sei se chegaram tão longe mas isso não interessa nada) e dado que se conhece o potencial atómico desta república estalinista, isto pode ser uma mais valia para a Comunidade devido à sua ausência de tecnologia deste gabarito nos seus arsenais. Cavaco Silva (perito em geografia) já mandou uma missiva à Presidenta do Brasil, referindo que esteve na Coreia (do Sul) há pouco tempo e foi muito bem recebido, tendo gostado muito daquelas paragens, onde parece que há chá e arroz, tendo ficado somente na dúvida se haveria também bolo rei!
- O califado ISIS (ou Estado Islâmico do Iraque e do Levante) – outro Estado incompreendido, que injustamente nem Estado é ainda porque não é reconhecido por ninguém, mas tal como a Coreia do Norte solicitou a entrada na CPLP como forma de se legitimar internacionalmente. Aqui a factor língua foi tido em conta, afinal de muitas das palavras usadas no português são de origem árabe. Para mais é sabido que em tempos que já lá vão boa parte do território português pertencia aos árabes e se não houvesse essa “invasão” de cristãos do norte hoje, certamente, toda a comunidade da CPLP falava árabe e era muçulmana. É pois altura de reformular a história e dar uma nova oportunidade a uma cultura que foi rechaçada dos seus domínios e impedida no passado de prosseguir os seus sonhos. – Abu Bakr al-Baghdadi, califa que gosta de relógios caríssimos, já se propôs trocar uns barris de petróleo por uma vivenda no Algarve (de modo a obter um visto gold e poder vir a Portugal comprar relógios na Avenida da Liberdade) e uma roça no sertão Brasileiro porque gosta de desertos e deve ser um local para começar a islamização na América, referindo ainda que de onde estes barris saíram, muitos mais podem sair.

Assim sendo a CPLP está desta forma em vias de crescimento acelerado, mas se calhar é altura de rever o que significa a sigla se calhar, com tantos e bons exemplos, é Comunidade de outra coisa qualquer!

2 comentários:

hierra disse...

Eh eh eh, é uma parvoíce a entrada da Guiné Equatorial...do que sei, nem são de língua tuguesa ;)

GATA disse...

Mas JÁ foi permitido a entrada da Guiné Equatorial na CPLP??? Os gajos JÁ aprenderam a falar português??? MILAGRE!!!