sábado, 29 de novembro de 2014

Sinónimos e antónimos

A origem, a educação e a riqueza não são sinónimos de bom carácter, de inteligência e muito menos de boa educação. Pelo contrário. Quem vem das ditas “boas famílias” raramente é grande coisa, ou vem desequilibrado ou tem a arrogância de ser superior aos demais. Quem estudou nas melhores escolas, teve as melhores notas, superou todos os exames e mais alguns nem sempre tem a inteligência suficiente para perceber tantas coisas simples da vida. E quem é rico, muito rico, habituado a comprar tudo e todos, nunca consegue comprar a educação que não teve, o carácter que julga ter, a cortesia que alguns julgam ser apanágio de bolsos cheios. Sinónimos há muitos, mas antónimos também e preconceitos fundados em pseudo-avaliações é coisa que também nunca falta ou faltará!

2 comentários:

GATA disse...

Vamos por partes:
1. gosto da imagem.
2. concordo em absoluto com tudo o que escreveste.
3. permite acrescentar aquelas criaturas que vieram do 'bas-fond' mas treparam na vida, e até conseguiram uma 'cunha' para trabalhar num certo sítio, e acham que são um 'super-sumo'. No fundo tem apenas uma leve, levíssima, capa de verniz que estala facilmente...

hierra disse...

Pior do que isso que referiste e que eu concordo porque esses de boas famílias nunca precisam muito de lutar pelo futuro porqe há sempre um amigo que tem uma empresa e tal e coisa, há os pelintras metidos a gente rica. Esses são ainda pior, nascem no seio de famílias de classe média baixa, armam-se ao pingarelho como se fossem da nobreza e no fundo no fundo, são pouco diferentes daquelas pessoas que vão para a casa dos segredos.